Independente de você ser meu aluno ou não, essa parte se refere à questões abrangentes servindo para qualquer aluno de qualquer escola em qualquer nível de ensino.

     

    Antes de tudo, quero falar que é muito importante que você escolha um curso no qual você se identifica. Se você acabar indo para uma área que não gosta, você pode até terminar o curso e ter o diploma, porém você não terá motivação para continuar nos estudos, se qualificar e ser um bom profissional satisfeito e feliz. Quando digo um bom profissional, não estou falando somente da parte técnica e mecânica de realizar um trabalho. Falo das expectativas, da qualidade de vida e satisfação pessoal. No final a questão é ser feliz no que faz.

   

    Tenho a visão de que o trabalho perfeito é aquele que você estaria fazendo de graça. É claro que precisamos de dinheiro para nos alimentar e viver, mas você entendeu o meu ponto de vista :)

Se você, por exemplo, trabalha com informática e ganha dinheiro com isso, mas o seu sonho é trabalhar com música, por que não ganhar dinheiro com música?! Aquela pessoa que tira o seu próprio sustento do seu hobby (atividade praticada com prazer) dificilmente irá para o trabalho na segunda-feira resmungando e desejando logo que chegue sexta-feira. A melhor hora da semana não será a última hora de trabalho na sexta pois você não vê a hora de sair do trabalho. A vida é muito curta para você ficar desejando que a semana passe rápido porque você não gosta do seu trabalho.

 

     Há quem pense diferente, mas ter um trabalho que lhe dê muito dinheiro não lhe compra o tempo de volta para fazer aquilo que você realmente queria estar fazendo, aquilo que você tem aptidão, que você se sente bem, que te completa, que você sabe fazer bem. Sendo assim, não escolha a sua área pelo dinheiro, se é uma área boa financeiramente... escolha aquela.. aquela que você sabe qual é.. essa que está vindo na sua cabeça enquanto lê essas palavras. Mas calma.. quem pensou em trabalhar olhando o facebook o dia todo, assistindo televisão o dia inteiro, ou até mesmo dormindo.. vamos colocar o bom senso para funcionar :)

 

    Depois disso, não estou dizendo que às vezes a vida não vai lhe empurrar para um trabalho que você não queria e que não escolheu. Às vezes a necessidade e as circunstâncias vão nos fazer ganhar o nosso pão de cada dia de uma forma muito custosa, mas não podemos nos acomodar com isso e deixar a vida passar. Isso deve ser temporário. Com o tempo, vá se dedicando cada vez mais ao seu hobby e vai chegar o dia em que você terá 100% da sua renda com ele. (a galera aí que está pensando em ganhar a vida jogando videogame, até é possível, mas vamos com calma :) )

 

    Resumindo, escolha um curso no qual você se identifique. Se por acaso, nas circunstâncias que você estiver não existir ao seu alcance aquela área que você quer e você não pode sair da sua localidade no momento, escolha o seu curso por proximidade e se dedique a ele com toda a motivação pensando lá na frente, quando você realmente puder fazer exatamente aquilo que você quer. Se por exemplo o que você quer fazer seja Ciência da computação ou algo do tipo, mas a única coisa que você pode ter no momento é um técnico em informática, ótimo! O técnico vai lhe servir de ferramenta lá no futuro. Na hora da escolha, leve em consideração a grade curricular do curso, dê uma olhada em todas as matérias que você vai ter, converse com profissionais da área, ex-alunos, professores e saiba filtrar tudo isso. Se você não avaliar bem e acabar escolhendo uma área completamente diferente daquela que você tem aptidão e prazer, isso vai lhe custar algo muito caro, que é tempo. Mas nem tudo está perdido, se isso aconteceu com você, ainda dá tempo de consertar, você ainda está vivo :)

    Independente de qual área você irá seguir, na minha visão, todo aluno que deseja ter um bom rendimento e ser um bom profissional, precisa trabalhar nesses itens ao lado.

 

    Esses itens estão todos relacionados entre si. Os dois últimos são os mais importantes e farão toda a diferença no resultado final.

 

    Algumas coisas que vou passar aqui tem um foco maior em alunos do ensino médio e técnico. Então tentarei escrever de uma forma simples e prática [pelo menos vou tentar :)]. Isso também não significa que não possa ser útil a alunos de qualquer outro nível.

 

    No final de cada item, irei colocar algumas tarefas a serem cumpridas. Algumas são óbvias, mas é bom que você tenha atenção em fazê-las e não as menospreze, pois tropeçamos em pedrinhas, não em rochas.

    A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar um curso ou entrar em uma escola é saber como ela funciona. Se ela possuir um manual do aluno, o único trabalho que você terá será lê-lo. Porém, caso não tenha, você deve procurar saber como é o calendário, como funcionam as notas, as recuperações, procedimentos e prazos para segunda chamada, quais são as notas mínimas, quais são os direitos e deveres do aluno, e muitas outras questões.

 

   Separe umas folhas no seu caderno ou um arquivo no seu computador para colocar ali tudo o que você achou de mais importante e que deva saber para não acabar perdendo algum prazo, deixar de fazer uma inscrição, não saber os cálculos das médias e recuperações, etc. Você nunca poderá dar a desculpa de desconhecer essas informações, pois apesar de muitas escolas não disponibilizarem isso na forma de um manual de fácil entendimento e acessível, essas regras existem e estão lá independente de você procurá-las ou não.

   Se você é aluno do IFF, existe um manual do aluno que já facilita a sua vida.

   Depois de pesquisar sobre a sua escola e saber como ela funciona, é interessante que você conheça os seus professores. Cada um possui seu método, e sua forma de trabalho. Se por acaso o seu professor não lhe informar, pergunte a ele como é a divisão das notas, como são os trabalhos, se terá listas de exercícios, quais são os materiais de aula, livros de referência, vídeos, filmes sobre o assunto, e anote tudo.

 

   Se você tem 15 professores, não significa que cada um vai trabalhar de forma diferente, porém você perceberá que existe um certo padrão.

    Se você prestar atenção na aula e participar das atividades, já é meio caminho andado e você precisará depois de menos tempo para se preparar para as provas. Isso parece ser uma tarefa fácil não é?! Você provavelmente está pensando: “Eu presto atenção na aula”.

 

    A questão é que por muitas vezes nós achamos que estamos prestando atenção porém estamos deixando muito a desejar, não estamos 100% imersos naquela aula ou tarefa. O problema é que a falta de concentração atinge a grande maioria, não só dos alunos, mas de todas as pessoas.

 

    Muita gente fica “viajando na maionese”, estando somente de corpo presente, enquanto fica pensando no que vai fazer a noite, qual jogo irá jogar mais tarde, qual filme assistir, e pensando naquela menina ou menino que não te dá bola e já te deu fora duas vezes :(. O segredo é saber se concentrar e isso não se aprende da noite para o dia, é algo em que requer trabalho e leva tempo, porém o primeiro e mais importante passo é reconhecer quando você não sabe se concentrar.

 

      Vi em uma palestra uma vez que a falta de concentração é, há muito tempo, um dos grandes males da humanidade e que tem se acentuado neste século. Nós deixamos de viver plenamente pois estamos sempre pensando na próxima tarefa.

 

 

    De manhã estamos pensando em como vai ser o almoço, no almoço estamos pensando no que faremos a tarde, a tarde estamos pensando no que faremos a noite, e assim deixamos de vivenciar e apreciar o prazer de estar realizando algo de forma profunda, mergulhado, sem dividir a atenção com outras coisas.

 

    Acontece muito com as aulas pois os alunos estão sempre com a cabeça na aula seguinte, pois tem que entregar um exercício ou trabalho, ou às vezes, por causa de ansiedade. Com foco, nosso cérebro trabalha muito melhor e aprendemos muito mais. Funciona assim em qualquer tarefa: seja estudo, trabalho, momentos com a família, etc. Então depois de ler isso, aprenda a ter mais foco na aula e não deixe que outras coisas roubem esse momento. Muito cuidado com as redes sociais e celular, pois eles matam a tarefa que você está fazendo.

 

    Para te ajudar nisso existem vários sites, artigos e vídeos na Internet que falam sobre concentração. Após algumas pesquisas você descobrirá coisas super interessantes sobre o tema.

    Primeiramente, é interessante definir que, nesse contexto, atividades são: exercícios, trabalhos, relatórios, resumos, leitura, ou seja, tudo aquilo que o professor passar. Também fui aluno por décadas e sei como é. A nossa tendência é fazer as atividades e estudar para a prova só quando é para amanhã, e olhe lá! Muitos alunos questionam que falta tempo para estudar para as provas (pois é muita prova), fazer os trabalhos e exercícios (pois os professores passam muitas tarefas para casa).

 

     Muitas vezes quando nós professores passamos algumas tarefas, tem aquele aluno que fala “Fessor acha que só tem ele de fessor na escola”. A questão é: Dá tempo de fazer tudo e com folga, o problema é que a maioria dos alunos não sabe (ou não quer) gerenciar o tempo e se organizar.

    Se você começar a fazer os trabalhos no mesmo dia em que o professor pediu, dará tempo. O problema é que a maioria só quer fazer na última semana, no último dia, na última hora. No item 7, sobre como gerenciar o tempo, falarei algumas coisas sobre isso.

 

    Você aluno, se desejar deixar tudo para última hora e não der tempo, não invente desculpas, admita o erro, assuma as consequências e encare a nota ruim como uma chance de melhorar. Na próxima vez faça diferente e se supere. Você vai conseguir!!

     Para ter um bom rendimento, além de prestar atenção na aula é preciso estudar em casa. Não basta estudar nas vésperas da prova, é preciso manter um horário constante e diário de estudo. Esse também é um item estreitamente relacionado ao item 7, sobre gerenciamento do tempo.

 

     Isso é um hábito que não é adquirido da noite para o dia. É necessário força de vontade e disciplina. Uma vez matriculado em algum curso, é preciso entender que não será mais possível jogar todos os jogos que você jogava, jogar todas as partidas de futebol que costumava, ficar todas as horas no facebook que você ficava, e sair/conversar com os amigos todas as noites como você fazia. Você vai continuar fazendo tudo isso? Sim, mas não na mesma frequência. O maior problema é entender e aceitar isso. Quanto mais você demorar para se adaptar ao novo cenário, pior será para você. O lazer é muito importante, porém na medida certa.

 

      Sendo assim, é preciso diminuir o tempo das outras atividades, para que você possa ter tempo para estudar. Comece tirando apenas 30 minutos por dia na primeira semana. É preciso cronometrar isso. Você pode usar o cronômetro do seu celular ou do computador. Se alguma coisa tirar sua atenção, alguém te ligar, ou se você for ao banheiro, pause o cronômetro e depois continue de onde parou. Na segunda semana você pode aumentar para 1 hora e assim por diante. Tente tirar no mínimo duas horas por dia, caso você consiga mais, fique a vontade, porém nenhum extremo é bom. É preciso relaxar. Faça isso e não tem como você se dar mal.

 

     Pode ser muito difícil no início, mas depois de um tempo isso será hábito e você ficará cada vez melhor nessa tarefa, que é estudar de forma independente e eficiente. Procure um canto sem barulhos, com boa iluminação e se concentre no estudo. Pense lá na frente, na independência e sucesso que o estudo lhe trará. Quanto ao planejamento e organização do seu estudo, ou seja, o que estudar, como estudar, entre outros, serão tratados nos próximos tópicos.

 

     É muito importante você saber que a recompensa é uma das melhores formas de condicionarmos nosso cérebro a fazer algo que a princípio não seria prazeroso. Digo a princípio, pois mesmo você que não goste muito de estudar, com o tempo você vai tomar gosto pelo negócio.

 

     É importante você se recompensar depois dos estudos. Pode ser um jogo, um filme, uma série, sair com os amigos, o que mais lhe agradar. Mas cuidado!!! Faça isso DEPOIS do estudo. Não caia na armadilha de fazer antes, pois ao olhar o relógio verá que a hora voou e você não estudou nada falhando na sua missão.

 

     A chave para conseguir otimizar os estudos ou qualquer outra tarefa é a organização. Você pode ter disciplina e gerenciar muito bem o seu tempo, mas se você é desorganizado, está desperdiçando uma parte preciosa do seu tempo. Não que estudar sem organização seja completo desperdício de tempo, porém com organização você pode fazer mais em menos tempo.

 

      Deixando a teoria de lado e partindo para a prática, você deve separar uma pasta no seu computador ou uma parte do seu caderno destinada somente ao planejamento e à organização de suas tarefas. O importante é ter tudo organizado e anotado para que você não dependa de ter que lembrar das coisas.

 

     É relevante lembrar que essa forma de organização que passarei é somente uma das formas e não é a única certa. Cada pessoa funciona e se organiza de um jeito, porém precisamos de um ponto de partida para que você possa criar seus próprios métodos.

 

     Primeiramente, falarei como que você pode se organizar caso você disponha de um computador.

   Já que o computador fará parte da sua vida nos estudos, a primeira coisa a fazer é organizá-lo. Aquela área de trabalho com milhões de atalhos e arquivos soltos e perdidos não lhe pertence mais!! Organize sua área de trabalho e seus arquivos. Pegue tudo que está perdido e organize em pastas com objetivos bem definidos.

No diretório principal do seu computador, crie pastas para cada área da sua vida. Por exemplo: Estudos, Lazer, Saúde, Trabalho, etc. Essas pastas serão as pastas raízes, as mais básicas. Eis um exemplo de como pode ser a organização destas pastas:

    E por aí vai!!! No nosso caso, vamos nos concentrar na pasta IFF que está dentro da pasta Estudos. Dentro da pasta IFF, você pode se organizar de várias formas. Uma delas é começar pelo ano, depois disciplinas, depois bimestres. Exemplo:

     Dessa forma você não ficará perdido, pois saberá exatamente onde achar as coisas quando precisar, e quando você terminar o curso terá automaticamente tudo guardado, divido e organizado, caso precise relembrar alguma coisa. O segredo é não deixar arquivos perdidos. Se o seu professor te passou algum material, com certeza esse material é de algum bimestre, de alguma disciplina de algum ano/período.

   

     Se você não quiser ser tão minucioso dividindo as disciplinas em bimestres, tudo bem. Porém se a disciplina tiver muita coisa, dará um pouco mais de trabalho para encontrar o que você precisar. Se a disciplina tiver poucos materiais então não precisa subdividir. Isso dependerá da sua análise do custo benefício.

 

     Se você desejar ir mais afundo e criar mais subpastas dentro do bimestre, faça isso. Essas pastas podem ser qualquer categoria que o seu professor passe como por exemplo: Trabalhos, exercícios, vídeos, etc.

Agora com essa estrutura montada, tudo aquilo que o professor lhe passar ou você pesquisar, você guardará imediatamente no seu devido lugar e nunca vai precisar procurar por aquilo.

 

     Com os arquivos organizados, precisamos agora nos atentar à agenda. Você pode, por exemplo, ter um arquivo chamado “agenda.doc” (ou agenda.odt no linux) e nesse arquivo colocar todos os prazos de todas as disciplinas. Segue abaixo um exemplo de como pode ser esse arquivo:

    Já que esse arquivo trataria de todas as disciplinas, é interessante que ele fique logo na pasta IFF, no mesmo nível das pastas das disciplinas. Para os mais tecnológicos, existem diversos aplicativos de agenda no celular para todos os sistemas (Android, IOS ou Windows Phone), e recomendo fortemente que vocês utilizem. No meu caso, eu tenho um celular com android e uso o próprio aplicativo do sistema que já vem instalado, que é o google agenda. O interessante desse aplicativo é que posso acessá-lo e gerenciá-lo (acrescentar ou tirar eventos) tanto no celular quanto no computador. Sem contar que ele te lembra, antecipadamente, de tudo que você tem pra fazer, independente do seu celular está com internet ou não (uma vez que já tenha sincronizado). Assim você não perde nenhum prazo!!

 

     Outra opção, é criar todos esses arquivos e pastas no google drive, assim será possível acessar tudo de qualquer computador em qualquer lugar do mundo que tenha acesso à Internet. O programa dropbox também pode ser utilizado para esta finalidade. O interessante é que você use um programa que você tenha no seu computador uma cópia offline de todos os seus arquivos, para que você não dependa de estar conectado à Internet toda vez que quiser acessar seus arquivos. É importante ressaltar que todos os programas que eu cito são gratuitos.

 

      Agora que você tem todos os seus arquivos organizados e possui uma agenda, é preciso ter o hábito de toda vez que surgir um arquivo novo, guardar no seu devido lugar, e toda vez que surgir um evento (testes, provas, apresentação de trabalhos, etc) você deve colocá-lo na sua agenda.

     Se você não possui um computador, você organizará tudo no seu caderno, que já é dividido por matérias. Deixe a última matéria do caderno para funcionar como agenda e espaço para planejar as suas atividades, anotações extras etc. Hoje em dia, com a tecnologia, é comum que os professores passem materiais digitais (uma apostila no formato PDF, por exemplo).

 

    Se você também não dispõe de um pendrive para guardar e organizar tudo, o google drive será uma ótima opção para você guardar esses arquivos digitais, sem gastar um centavo. O porém é que para acessá-los, você fatalmente precisará de um computador. A boa notícia é que muitas escolas possuem micródromos (que são salas com computadores para você usar) como é o caso do IFF.

     O gerenciamento do tempo é um assunto extremamente abrangente com vastos livros e materiais excelentes pela Internet. Apesar de parecer um assunto simples, esse tema possui muitos níveis de conhecimento, do raso ao profundo. Sendo assim, não tenho aqui o objetivo de te dar profundos conhecimentos, somente algumas dicas e alguns caminhos que você pode seguir para se aprimorar. Na outra parte deste site, chamada de Desenvolvimento pessoal, eu passo algumas coisas a mais sobre isso.

 

     O gerenciamento do seu tempo vai depender muito de como é a sua rotina. O primeiro fator é se você trabalha. Se você trabalha e estuda, sua vida não será fácil. Mas também não será impossível render bem nos estudos. Meu foco aqui e agora é em quem somente estuda. Escreverei posteriormente especificamente para quem trabalha e estuda, porém antes disso, no que eu puder ajudar, é só entrar em contato (wesley.souza@iff.edu.br). Não sou nenhum especialista no assunto, mas se você é meu aluno e possui dificuldades de conciliar trabalho e estudo, por favor me procure para tentarmos achar uma solução.

 

     Se você não trabalha e só estuda um turno, só de manhã ou só a noite por exemplo, você tem a faca e o queijo na mão para se dar muito bem. Você tem o que 99% dos seres humanos mais querem: tempo!! Não estou acrescentando aqui as pessoas que cuidam da casa. Se você cuida da sua casa (arruma, lava roupa, faz comida, cuida dos filhos, etc), isso no meu ponto de vista é mais que um trabalho. A diferença é que você trabalha em casa. Mas enfim, nesse caso estou falando do aluno que não é responsável por um lar. Se esse é o seu caso, você pode investir esse tempo e chegar longe de forma rápida. Tudo vai depender do seu empenho e da sua motivação. Se você estuda um turno e tem dois turnos de folga, pegue no mínimo mais um turno para se dedicar completamente aos estudos. Isso, claro, se você quiser algo a mais para sua vida, pois se você já estiver satisfeito com sua vida da forma que ela está, não há nenhum problema nisso. Então se você faz um curso de manhã, pegue a tarde toda para estudar, assim, além de tirar notão no curso, você estará se preparando tanto para concurso quanto para trabalhar em empresas privadas. Os detalhes de como você vai pegar esse tempo e se organizar de uma forma eficiente, dividindo as tarefas, traçando metas e se planejando, se dará ao longo da nossa conversa e em outros tópicos desse site.

 

     Se você faz um curso técnico integrado ao ensino médio (dois turnos, geralmente manhã e tarde), a questão já é outra. Sua vida também não será fácil, apesar de você não trabalhar. Nesse caso você tem uma jornada de estudo obrigatória mais cansativa. Porém se você optou por um curso técnico integrado ao ensino médio, é porque, teoricamente, você deve gostar da área que escolheu e entende que para isso, terá que cumprir uma carga horária mais rigorosa. Mas relaxa!! Se você realmente gosta da área que você escolheu vai valer a pena o esforço :)

 

     Nesse caso, o gerenciamento do seu tempo é algo mais difícil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

Se você, por exemplo, está na escola manhã e tarde, e tira mais duas horas de estudo individual por dia das 17h as 19h (ou em outro horário de sua preferência), ainda assim você terá 4 horas todos os dias para assistir todas as séries do netflix que você aguentar, jogar todos os jogos que puder, sair com os amigos, dormir e descansar, fora os finais de semana, feriados e recessos. Digo isso assumindo que você durma cerca de 8 horas por dia. Se você for disciplinado durante a semana, pode pegar o sábado e o domingo inteiramente para descanso, lazer ou o que preferir.

Se você tiver o hábito de se dedicar todo dia, não será necessária aquela correria de virar noite a dentro e ficar o final de semana inteiro fazendo um trabalho que você deixou pra última hora. Se por acaso você não for acostumado com isso e fizer o esquema dos 30 minutos (mencionado no item 5), você vai conseguir se dar bem!

As vezes acontece de ter horários vagos entre uma aula e outra, ou então no final do dia. Aproveite esse tempo para estudar, assim não será necessário estudar a noite.

 

     Uma das melhores partes de você tirar um tempo de estudo diário é que quando você for fazer alguma atividade de lazer, você poderá fazer isso sem peso na consciência e sem se preocupar com nada :) pois todas as suas responsabilidades estarão em dia.

 

     O que você vai fazer nesse tempo de estudo individual? Você irá fazer os exercícios, trabalhos e estudar/reforçar as matérias. Nesse tempo pode entrar também o seu próprio planejamento de estudo, organização, divisão do seu tempo etc. Nós passamos muito tempo executando e pouco tempo planejando. Então é importante você parar para refletir sobre tudo que você está fazendo, quais são os impedimentos que você está tendo, como melhorar, etc.

 

     É importante que você divida o seu tempo e se dedique somente àquilo que você separou. Quando você estiver na escola, esteja lá, não só em corpo, mas também em mente. Esqueça celular, facebook, e todo resto. Quando você estiver estudando em casa faça a mesma coisa. Dica: Não estude com a Internet do celular ligada pois toda hora alguém vai te mandar alguma coisa no whatsapp, e com o celular apitando toda hora, você vai ficar olhando, e assim sua concentração vai embora. Então, na hora do estudo, se livre das redes sociais e das outras distrações.

 

     É extremamente importante o apoio de quem convive com você para que você consiga estudar. Se você mora com a sua família ou com outras pessoas, converse com elas, explique que você está definindo um tempo de estudo diário e peça ajuda a eles. Eles irão lhe ajudar de várias formas: Não te chamando na hora que você estiver estudando, não fazendo barulho, dando aquele apoio emocional, entre outros. Se por acaso você não tiver isso em casa, me procure para conversarmos melhor sobre isso.

 

     A importância do lazer

 

 

     Tão importante quanto o estudo, é o tempo que você passa fora dele. O lazer é muito importante, porém o único problema é que muitas pessoas não sabem dosar esse tempo e quando vão jogar videogame, por exemplo, perdem a noção do tempo.

     

     O meu maior passatempo é a música. Gosto muito de aprender e tocar os instrumentos que tenho, porém é preciso conciliar isso com minhas outras tarefas. Outra coisa que gosto, porém ultimamente não tenho feito, é jogar. Dois jogos que gosto muito é o StarCraft e CS:GO. Assisto muitos filmes e séries de ficção com minha esposa.

 

     Relaxar a mente não é só importante mas essencial. Se você é uma pessoa que gosta muito de estudar e só faz isso, pare um pouco e planeje fazer algo diferente, algo que relaxe sua mente. Com a mente relaxada você estudará e aprenderá de forma muito mais eficiente. Caso a sua situação seja a contrária, você quase não estuda e só pega um livro na véspera de prova (e olhe lá!), está na hora de harmonizar isso e dividir melhor o tempo. Os dois são importantes.

 

     Quando você estiver no lazer, esteja nele! Esqueça a escola, os trabalhos, as provas, os professores que você não gosta :) e aproveite o momento. Até porque, como você agora é uma pessoa organizada, tudo está em dia. Aproveite o filme, coma muita pipoca e converse bastante. Também quando você estiver com sua família, aproveite cada momento sem preocupação. Mesmo aqueles parentes que você acha chatos, aproveite o seu tempo com eles, pois não sabemos até quando eles estarão conosco.

 

     Haverá dias em que você estudará menos e curtirá mais, e outros que serão o contrário. Não se preocupe, afinal de contas não somos uma máquina. Porém não deixe a situação sair do controle.

 

     Para finalizar, gostaria de falar muito rapidamente sobre a importância de ter uma alimentação saudável para os estudos. Ter uma alimentação saudável é bom para todo mundo, porém para nós estudantes é ainda mais importante. No processo diário de aprendizagem utilizamos muito nosso cérebro e ele é um dos órgãos que mais consome energia no nosso corpo. Outra coisa é que ele é composto em sua maior parte por água. Então, resumindo, devemos nos alimentar bem e beber muita água. Existem muitos livros e sites especializados em alimentação saudável. Desafio você a pesquisar sobre isso e a mudar seus hábitos caso seja necessário. Você não se arrependerá!

 

     Se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Agora vamos à questões específicas de como funciona a minha aula, trabalhos e provas. 

 

    Se você desejar entrar em contato comigo para discutir algum assunto, fique à vontade (wesley.souza@iff.edu.br ou wesleyfolly@gmail.com).

 

Agenda IFF

Português:

    13/04/16 – entregar trabalho

    20/04/16 – entregar lista de exercícios

    27/04/16 – teste

    04/05/16 – prova

    ...

Física:

    14/04/16 – entregar trabalho de astronomia

    19/04/16 – visita técnica

    …

  • Preto Ícone Tidal
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • 95a271_380cdac993cd06aadbd418c690c5a802
  • 3722
  • lattes