• wesley folly

Áreas da nossa vida

Atualizado: Jun 19


Apesar de realizarmos diversas tarefas todos os dias, às vezes não percebemos que a nossa vida é dividida em algumas áreas de estratégia. Cada tarefa que realizamos ao longo do dia e da noite está relacionada com ao menos uma destas áreas. O segredo da felicidade e do bem-estar é saber gerenciar bem e harmonizar essas áreas para que nenhuma delas fique esquecida ou mal gerenciada.

O objetivo desse post é rapidamente expor como dividi a minha vida em áreas básicas de estratégia para se ter melhor controle e gerenciamento de tudo que acontece. Dessa forma, temos uma vida mais harmônica, sem esquecer de coisas importantes que infelizmente deixamos de lado na correria do dia-a-dia.

No momento, estou dividindo a minha vida nessas áreas abaixo:

  • Relacionamentos

  • Corpo e mente

  • Desenvolvimento Pessoal

  • Espiritual

  • Profissional

  • Operacional

É de extrema importância você ter em mente que essa divisão não é a única, nem a correta e nem a errada. É a forma que utilizo, que funciona bem para mim no momento. Essa divisão é uma adaptação de diversos conteúdos que já li. Já mudei essa organização diversas vezes. Toda vez que vejo uma forma de organização interessante e melhor que a minha, eu adapto ao meu estilo e rotina. Estou colocando aqui para você o resultado de muita leitura e reflexão, porém pode ser que para você seja melhor de outra forma, é uma questão de análise individual.

Todo conteúdo que consumimos, principalmente na Internet, tem que passar pelo seu filtro interno, seu bom senso, sua avaliação, assim como esse blog. Você deve reter aquilo que faz sentido para você e descartar o resto.

Sendo assim, é interessante que você reflita sobre essa forma de organizar a vida (essas áreas) e veja se isso se encaixa para você. É bem provável que você não chegue muito longe desse meu exemplo, pois ele resume muito bem a nossa vida.

É muito louvável que você tenha metas a atingir na sua vida, e para que você consiga chegar lá, é preciso organização. Precisamos ter por escrito nossos objetivos e tarefas, e se você dividir esses objetivos e tarefas por áreas, tudo fica melhor e mais claro. Esse tópico que estou escrevendo é para te ajudar a se organizar e, dessa forma, chegar mais perto dos seus objetivos.

Se você não tem seus objetivos e tarefas escritos em algum lugar, comece agora. Abra um arquivo no word (ou qualquer outro editor de texto), coloque o título "planejamento de vida", liste suas áreas e comece a escrever quais são suas metas e tarefas dentro de cada área. Se você não tem nenhuma anotação e nunca parou para refletir sobre essas áreas básicas da vida, pegue a minha como ponto de partida e dali vá criando a sua própria.

Segue abaixo o que seria cada área dessa na minha visão:

Relacionamentos: Aqui entra todas as questões relacionadas ao lidar com as pessoas. Casamento, família, amigos, colegas de trabalho, etc. Nessa área você vai trabalhar a arte de se relacionar com as pessoas, algo que para ser bem feito não é simples. As vezes, pelo fato de já vivermos em sociedade e convivermos com outras pessoas, achamos que já sabemos lidar com elas. Não estudar sobre relacionamentos e não dar importância a essa área nos faz perder muito tempo e qualidade de vida. Para quem é casado, por exemplo, é de extrema importância saber lidar eficazmente com seu cônjuge, caso contrário você não terá qualidade de vida. Isso em específico será assunto para outro post porém já adianto um excelente livro best seller que li sobre esse assunto: "As cinco linguagens do amor" (procure no google). O título parece bem brega mas os resultados que ele traz são assustadoramente benéficos :)

Outro livro que li sobre essa arte de saber lidar com as pessoas é o "Como fazer amigos e influenciar pessoas" do Dale Carnegie. O sentimento que se tem após ler o livro é aquele do "por que não li isso antes?!". Procure sobre esse livro, é um dos melhores do mundo no assunto.

Corpo e mente: Essa área é relacionada com a sua saúde. Tanto do seu corpo como de sua mente. Aqui entra a sua alimentação, exercícios físicos, lazer, gerenciamento dos médicos e exames, etc. Não adianta cuidar do corpo e não cuidar da mente ou vice-versa. E nada adianta cuidar das outras áreas e deixar esta de lado pois ela que te dará energia para realizar tudo que você quer.

Desenvolvimento pessoal: Essa área está relacionada ao meu crescimento. Como melhorar em tudo que faço; como tomar boas decisões; como ser mais produtivo; ter mais qualidade de vida, etc. E como se faz isso tudo? Lendo bons livros e estando perto de boas pessoas que possam elevar o seu nível. Falarei mais sobre isso em futuros posts.

Espiritual: Como estou escrevendo para todos, pode ser que você que esteja lendo isso agora não acredite que exista algo além do mundo físico, material. Se esse é o seu caso, simplesmente pule essa parte e não coloque isso no seu planejamento - o que não aconselho :)

Discussões sobre religião à parte, essa área é a que gerencia sua vida espiritual naqueles fundamentos que você acredita e segue. É onde se tem os princípios espirituais que devemos ter em mente e quais metas e tarefas temos relacionadas a isso.

Profissional: Como o nome já diz, é a área que gerencia a sua profissão (empreendimento ou propósito, dependendo do nível que estivermos falando). São as metas e tarefas relacionadas com aquilo que você faz para viver, de onde vem o seu dinheiro. Tanto faz se você ganha um salário ou tem um empreendimento, é importante ser bom no que faz. Para isso, é preciso organização e gerenciamento dessa área. Como sou professor, nessa área eu tenho coisas como: planejamento de aulas, escrita de artigos científicos, estudos, projetos, etc. No seu caso, você deve refletir sobre quais sub-áreas você tem dentro do seu profissional.

Operacional: Essa área eu nunca vi alguém ter. Foi coisa da minha cabeça mesmo, pois senti falta para encaixar algumas tarefas avulsas e necessárias. Aqui eu tenho todas as coisas que não se encaixam nas outras áreas mas que são importantes. São coisas operacionais do dia-a-dia como gerenciamento da minha casa (compras, contas, consertos, etc), gerenciamento do carro (revisões, reparos..), gerenciamento financeiro (pagamento de contas, investimentos..) e várias outras questões específicas. Muitas pessoas tem em suas áreas principais o financeiro. Porém para mim, achei melhor (por enquanto) deixar essa área dentro do meu operacional pois o dinheiro não é algo muito importante para mim. Gerenciar o dinheiro é uma tarefa que tenho que fazer, independente de gostar ou não, é algo que preciso desempenhar apesar de não sentir paixão por isso. Então ao meu ver, isso é operação. Eu faço investimentos financeiros em tesouro direto, CDBs, fundos de investimento, ações na bolsa de valores entre outros. Em outro post falarei sobre isso um pouco mais.

Então, essas são as áreas em que divido a minha vida. Note que isso é a minha visão pessoal e o que funciona para mim. Não é para ser modelo e sim para ser ponto de partida para você. É bem provável que você discorde de muita coisa de como me organizei, porém, como já disse, é só um start.

Eu falei isso tudo para te dizer o quão é importante não deixar nenhuma área para trás. Não adianta ser um profissional excelente, ganhar prestígio e dinheiro, e não ser um bom pai, um bom marido ou esposa. Por outro lado, também não adianta se relacionar bem com as pessoas mas não ligar para sua saúde, pois se você gosta mesmo das pessoas que estão a sua volta é interessante que você viva bastante tempo para aproveitá-las :)

Essas áreas estão todas interligadas e para que tenhamos sucesso, todas elas devem estar em alta. Devem estar completamente harmonizadas. Uma não funciona sem a outra. Qualquer tentativa de evoluir uma área em detrimento de outras é fracassada. Não perca seu tempo. Isso eu aprendi com bons livros e grandes mentes onde farei um post específico citando cada livro que li e pessoas que sigo para obter conhecimento.

Encerro aqui te desafiando a criar um planejamento de vida dividido e organizado em áreas onde você irá colocar as suas metas e as suas tarefas. Não se iluda achando que pode fazer tudo na sua cabeça, você tem que escrever. Os grandes autores que escrevem sobre como colocar as coisas em prática dizem o quão é importante ter tudo por escrito. Então faça isso! Nem que seja um pequeno arquivo no word (para começar). Caso você não tenha uma organização, é preciso dar o primeiro passo, e o primeiro passo é escrever.

Existe muito conteúdo bom na Internet sobre isso que falei, porém a maior parte fala tudo na teoria mas não diz exemplos práticos. Eu aqui expus exatamente como que eu faço, para que sirva de base para outras pessoas e também sirva para meu crescimento pessoal pois ao saberem como faço, as pessoas podem me ajudar a melhorar dando opiniões. E será ótimo para mim ter sua opinião, pois assim posso melhorar.

Tudo isso é muito bonito, porém às vezes é difícil colocar em prática as tarefas de cada área em si. Também é complicado gerenciar tantas tarefas no dia-a-dia. Eu falei que você pode gerenciar isso em um arquivo no word, que é interessante para começar, porém existem muitos softwares e aplicativos que agilizam isso. Você pode se surpreender em como a tecnologia te ajuda a ser mais produtivo e eficiente. Se você experimentar, é um caminho sem volta. Para isso, no próximo post eu farei um vídeo sobre quais programas e aplicativos eu uso para gerenciar todas as minhas tarefas :)

Note que o blog é organizado em categorias e cada post estará dentro de uma. Essas categorias são as áreas de estratégia mencionadas acima. Esse post e o anterior, por exemplo, então dentro da área Desenvolvimento Pessoal. Um futuro post sobre sono e alimentação estaria na categoria Corpo e mente, e assim por diante.

Se você achou que esse post tem alguma coisa de relevante me ajude a alargar essa discussão compartilhando esse conteúdo com outras pessoas. E para que possamos crescer e trocar ideias, escreva aqui nos comentários ou no facebook, como que você faz para organizar a sua vida e se o que escrevi serviu para alguma coisa ou bosta nenhuma :)

Se discordou de alguma coisa, diga também!

Dando a sua opinião e compartilhando, você estará ao meu lado na tarefa de ajudar as pessoas a ter mais qualidade de vida, então faça isso :)

Se desejar, e gostar do conteúdo, cadastre seu email para receber uma notificação a cada post :)

Resumo:

  1. Divida sua vida em áreas

  2. Escreva suas metas e tarefas em cada área

  3. Trabalhe para harmonizar e equalizar essas áreas

  4. Dê a sua opinião aqui ou no face (se for no face me marque para que eu possa ver)

  5. Compartilhe esse conteúdo (me fará feliz já que tive o trabalho de escrever ;)

  6. Próximo post: Programas para gerenciamento de tarefas - Como eu uso na prática.

  7. Seja feliz :)

até

#áreas #vida #organização #relacionamentos #corpoemente #operacional #espiritual #desenvolvimentopessoal #profissional

0 visualização
  • Black YouTube Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • lattes
  • 95a271_380cdac993cd06aadbd418c690c5a802
  • 3722