• wesley folly

Gerenciando tarefas com Evernote


O objetivo desse post é compartilhar como faço para gerenciar algumas tarefas da minha vida, em todas as áreas (já citadas no post anterior). Saber gerenciar as tarefas é essencial para crescer e cumprir seus objetivos. Sem isso, demoramos mais para alcançar nossas metas pois damos lugar à procrastinação.

Eu iria mostrar várias ferramentas porém achei mais interessante somente mostrar a que estou usando no momento e está dando certo para mim.

Após testar várias ferramentas, a que mais está se encaixando para mim é a Evernote. É importante dizer que ela é uma ferramenta de gerenciamento de notas, porém eu uso também para tarefas. Existem muitas outras ferramentas legais, gratuitas e mais complexas para este fim, porém eu analisei o custo-benefício pessoal que a ferramenta poderia me trazer.

Nota IMPORTANTE 1: O objetivo aqui não é te ensinar a usar o evernote pois existem inúmeros vídeos e tutoriais de alto nível que te explicam isso. O objetivo é mostrar como eu utilizo para servir como exemplo e ponto de partida caso você queira aderir. É para você saber que existe esse tipo de ferramenta e te encorajar a se aprofundar no assunto. ok?! :)

Nota IMPORTANTE 2: Todo software que eu sugerir aqui você deve sempre fazer o download somente dos sites oficiais dos desenvolvedores. Nunca faça download de sites como baixaki, superdownloads, etc. Fazendo downloads nesses sites existe uma grande probabilidade de você pegar vírus e inúmeros outros programas que podem fazer mal ao seu computador. Essa dica você deve seguir para tudo que baixar na Internet.

Site oficial do Evernote: https://evernote.com/intl/pt-br

Essa ferramenta possui versões gratuitas e pagas. A versão gratuita me atende muito bem no momento. Você também tem a opção de usar diretamente no navegador ou instalar o programa no seu computador. Eu uso no próprio computador. Se você notar no vídeo, eu tenho um atalho para ele na barra de ferramentas do meu sistema.

Também tenho o aplicativo do evernote instalado no meu celular e é tudo sincronizado em todos os dispositivos que você instalar. Isso é o que não pode faltar para mim. Se crio uma nota no celular ela automaticamente aparece no meu computador e vice-versa. Assim, não importa qual dispositivo você esteja usando, tudo é sincronizado na nuvem e você tem sempre todas as suas anotações à disposição. É claro que, para estar sincronizado, é preciso estar conectado à Internet. Mas caso não esteja, você terá a última versão desde que se conectou pela última vez, e todas as alterações que fizer offline serão sincronizadas quando você se conectar.

Principais recursos:

  • Criação e gerenciamento de notas e tarefas;

  • Compartilhamento com outras pessoas;

  • Salvar páginas web e anexar arquivos às suas notas;

  • Suporte a gravação de áudio (o que utilizo muito) e outras mídias;

  • Agendar alarmes e lembretes para tocar em seu computador ou celular (eu uso o google calendar pra isso, mas não deixa de ser uma opção);

  • Possui outros recursos como criptografia, compartilhamento em redes sociais, envio de notas por email, dentre outros.

OBS: Sobre o recurso de gravação de áudio, no vídeo eu não deixei bem claro, mas quero enfatizar que a gravação de áudio também está presente no aplicativo de celular. Então quando estou no carro eu gravo áudios pelo celular utilizando o aplicativo somente com um toque, e depois quando abro meu computador o áudio estará lá devido à sincronização entre os dispositivos com evernote instalado.

Como já falei, o objetivo não é ensinar sobre o evernote, mas sim dar um exemplo de como o utilizo de forma pessoal, na minha rotina. Para isso, gravei um pequeno vídeo que está no início desse post onde eu mostro como as minhas notas e tarefas estão organizadas. Para os mais avançados, note também que essa ferramenta não é para gerenciamento de projetos, para isso existem outras ferramentas mais complexas.

Caso se interesse, assista o vídeo e veja se foi útil. Se eu puder ajudar em alguma dúvida específica sobre a ferramenta comente aqui e farei o possível para responder.

Faço um desafio a você que será muito bom para nós: Comente se essa informação foi útil e me diga quais métodos você usa para se organizar. Estou muito interessado em saber como as pessoas à minha volta se organizam para que eu possa aprender e melhorar a minha forma :)

Se possível, peço que compartilhe isso para alcançarmos mais pessoas e, quanto mais pessoas interagirem, mais iremos aprender. Vamos trocar nossas ideias :)

Resumo:

1 - Qual ferramenta utilizo para me organizar (-> Evernote)

2 - Quais são os principais recursos

3 - Como a utilizo (demonstração em vídeo)

4 - Comente como você se organiza para trocarmos ideias (aqui, no face ou qualquer outro lugar)

5 - Compartilhe, se possível :)

6 - Seja feliz ;)

até

ps: Não repare em alguns erros de gramática e datilografia nas minhas notas do evernote (no vídeo). Grande parte do que está lá eu coloquei pelo celular, e digitar no celular é horrível pra mim :)

ps2: Não utilizo somente o evernote em minha organização geral de vida, esta é somente uma das ferramentas que uso em conjunto com muitas outras ferramentas e técnicas. Não é possível expor tudo de uma vez mas, aos poucos, irei compartilhando tudo que sei :)

#gerenciamento #tarefas #evernote

116 visualizações
  • Black YouTube Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • lattes
  • 95a271_380cdac993cd06aadbd418c690c5a802
  • 3722