• wesley folly

2 passos para dominar o mundo

Atualizado: Jun 19


Sem a menor sombra de dúvida, existem duas coisas que você pode fazer para chegar em qualquer lugar na sua vida. Seja um objetivo simples e pequeno ou até mesmo ser um dos melhores do mundo naquilo que você faz. Na verdade esses dois passos diz respeito à fonte de todo conhecimento humano, que são os livros e as pessoas.

Ok, extremamente óbvio o que eu acabei de dizer! Todo mundo sabe que ler é algo bom. Que aprender e obter conhecimento através de outras pessoas também é ótimo. Entretanto, quantas pessoas realmente estão se dedicando à leitura como um hábito, e se envolvendo com pessoas que realmente irão te fazer crescer?!

Apesar de ser senso comum, poucas pessoas realmente estão engajadas nessas duas tarefas. A maior parte de nós está tão imersa em uma rotina de estagnação e cansaço, que não consegue tempo ou energia para crescer, ou pensar em crescimento. Passamos o dia somente trabalhando e executando tarefas (as vezes urgentes) e não planejamos o futuro, o bem-estar, uma vida com propósito. Urgência não é importância.

O objetivo desse post é expor o quanto a leitura é extremamente importante para a sua qualidade de vida, assim como aprender e estar com pessoas que farão você evoluir. Colocarei também algumas questão práticas sobre leitura e pessoas. Sendo assim, os dois passos mencionados no título desse post são a leitura e as pessoas.

Dividi esses dois passos em 4 etapas para melhor entendimento. Duas etapas de teoria e duas de prática.

Etapa 1 - Entendendo a importância e necessidade da leitura

Começando pelos livros, esta é a melhor e mais importante fonte de conhecimento humano. Se você não é uma pessoa que tenha o hábito da leitura, PARE AGORA e reflita se você realmente quer chegar a algum lugar na vida. Se não quer, OK! Mas se quer, então temos que trabalhar isso HOJE.

Na condição de seres humanos, somos em parte cabeça-dura e não gostamos de mudança. Tendemos a ficar no mesmo lugar. Queremos fazer as coisas do nosso jeito e insistimos em continuar fazendo algo somente com a experiência própria, com a mesma quantidade de conhecimento, na esperança que com o tempo, melhoraremos naquilo por tanto repetir. Acontece que essa atitude é um extremo atraso de vida. Nós devemos sempre procurar aumentar nosso conhecimento e em todas as áreas. Os livros são os maiores aliados nessa tarefa. Se você é vendedor, por que não ler um livro sobre vendas e aumentar sua eficiência?! Se você pretende, ou investe dinheiro, por que não ler um livro sobre investimentos e aumentar os rendimentos?! Se você gosta de cozinhar, por que não ler livros sobre alimentação saudável?! Por que não um professor ler sobre ensino e aprendizagem?! Percebe onde quero chegar? Para tudo existem livros que aumentam o seu nível.

O que levaríamos décadas para aprender sozinhos por tentativa e erro, podemos aprender em semanas com um autor que dedicou sua vida àquilo. Podemos aprender o conteúdo de uma vida inteira em algumas horas de leitura. É claro que, a leitura por si só, não substitui a experiência própria, mas por que não os dois?!

Ler livros te faz perder menos tempo errando e repetindo tarefas. Te ajuda ter um panorama nacional e mundial sobre aquele assunto que te interessa. Você tem a oportunidade de caminhar por dentro das maiores mentes que existiram e escreveram sobre determinado assunto. Por que não fazer isso?! :)

Vamos supor que você se interesse pelo assunto de relacionamentos e desenvolvimento pessoal. Com os livros, você tem a oportunidade de convidar para dentro da sua casa (e da sua mente), os melhores do mundo para te ensinar pacientemente no seu tempo, nos mínimos detalhes. É claro que estou falando aqui de bons livros :)

Recentemente li um livro intitulado "Como ler livros" de Mortimer e Van Doren. E durante a minha leitura percebi o privilégio que estava tendo de aprender com um dos melhores do mundo nessa grande arte da leitura. Os ganhos que tive com a minha aprendizagem e absorção de conhecimento foram sem precedentes. Coisa que eu não conseguiria em décadas a finco, consegui em meses.

Se você ainda não tem o hábito da leitura, não recomendo que leia esse livro logo de cara pois ele é de difícil leitura e muito extenso. Mas fica o desafio!

Se você deseja evoluir e crescer, a maneira mais rápida, fácil e garantida é ler bons livros sobre aquele assunto que você tem interesse. Isso fará com que você chegue mais longe em menos tempo. Sem contar que com o conhecimento adquirido, você conseguirá ser mais eficiente, ter mais qualidade de vida e ter mais tempo para investir em você, na sua família e nas pessoas à sua volta :)

Etapa 2 - Entendendo a importância das pessoas à sua volta

Assim como os livros são importantes, as pessoas à sua volta também são. Elas são um grande aliado no crescimento. Temos que fazer o máximo para aprender com quem está disposto a te ensinar. Não é preciso um quadro e uma sala de aula para ensinar/aprender, basta uma conversa e você já extraiu vários conceitos e insights.

Todavia, para que você aprenda com as pessoas é imprescindível que você se relacione com pessoas que possam contribuir com o seu crescimento. Se você só tem amigos que não têm perspectiva de vida e só ficam no mesmo lugar, provavelmente você também será/estará assim. Na mesma medida, se você tem amizades com pessoas que estão na mesma vibe de crescimento, elas irão te ajudar a evoluir nas suas áreas, porque elas estão fazendo o mesmo que você.

É claro que não estou falando aqui de ter amizades somente por interesse próprio e se livrar das pessoas que aparentemente não contribuem com seu crescimento. Não é isso! É expansão. Se as pessoas a sua volta não estão no mesmo contexto de crescimento que você, procure fazer novas amizades. Aumente sua rede de amigos. E tudo que você aprender com essas novas pessoas, transmita para as outras que não têm esse conhecimento. Seja um canal de transmissão de conhecimento. Transmita sabedoria de pessoas com mais conhecimento para pessoas com menos conhecimento. Com essa atitude, todos ganham.

Vários provérbios chineses, a Bíblia, inúmeras menções populares, nossos pais e avós, todos diziam a mesma coisa: "diga-me com quem andas e direi quem tu és". Para chegar a lugares mais altos e sair da estagnação e procrastinação, é preciso dar importância a suas amizades.

O conceituado escritor e palestrante americano Jim Rohn afirma o seguinte: Nós somos a média das 5 pessoas que mais convivemos. Eu acredito fortemente que isso faz todo sentido, tanto através do campo da lógica como o da psicologia. Reflita um pouco sobre essa afirmação.

Lembre-se que não estou dizendo para você se afastar de pessoas, e sim se aproximar de mais outras :)

Entendido esses dois passos, vamos passar para algo mais prático.

Etapa 3 - Leitura na prática

Para quem ainda não tem o hábito da leitura, a primeira coisa prática a ser feita é se esforçar ao máximo para adquirir esse hábito. Ter esse hábito é a melhor coisa que podemos fazer na vida. Esse hábito irá abrir as portas para que você cumpra seu propósito de vida. Apesar de vivermos na era da informação, conhecimento é a chave de tudo. O hábito da leitura tem mais valor que qualquer curso, faculdade e pós-graduação somados.

Sem mais delongas, quem não tem ainda esse hábito a primeira coisa que você pode fazer é encontrar um assunto que você goste muito. Pesquise na Internet quais os melhores livros sobre esse assunto. Por enquanto fuja de livros grandes e difíceis. Nenhuma criança levanta e sai correndo, ela primeiro engatinha.

Pode ser que você ache muitos livros interessantes então faça uma lista em ordem de prioridade dos que você quer ler. Com esse livro ou essa lista em mãos, trace uma meta de quando você quer terminar esse livro ou essa lista. Sem uma meta, esse livro vai ficar empoeirado no seu armário. Essa meta deve ser acompanhada periodicamente para você saber se vai cumpri-la ou não. Aproveite o início do ano e trace uma meta para 2018 :)

A minha meta esse ano é ler no mínimo 20 livros ;)

Após isso, compre o livro e seja bem-vindo ao próximo nível. Se você fizer uma boa escolha pelo livro, e trabalhar para cumprir a sua meta, você vai aos poucos perceber que gostaria de estar fazendo isso desde criança. E nunca mais vai parar.

Uma questão importante é que existem mais livros ruins do que bons. Então, se você escolher um péssimo livro, pode ser que desanime na leitura, pois não contribuirá para o seu crescimento. Então dê prioridade na tarefa da escolha do livro. Veja o que as pessoas falaram dele antes de comprar.

Segundo Mortimer e Van Doren, sua leitura pode ter 3 objetivos:

A. Ler para se informar

B. Ler para se entreter

C. Ler para entender

Resumidamente, ler para se informar é somente para saber de algo, como, por exemplo, ler uma notícia ou o seu feed do facebook. Ler para se entreter é quando você lê um livro de ficção, suspense ou coisas do gênero. Muitas pessoas também usam o facebook e outras redes sociais para se entreter. Por último - e para mim o mais importante - é ler para entender. O objetivo é de obter conhecimento, como, por exemplo, o livro que citei anteriormente. Esse tipo de leitura é aquela que te eleva de um nível para outro, onde você aprende coisas que não sabia. Segundo os autores do livro citado, quando lemos para se informar ou se entreter, adquirimos mais informações de mesmo nível de complexidade da que já temos e guardamos essa informação em uma "caixa" já existente em nossa mente. Já na leitura para conhecimento, nós criamos novas "caixas" onde podemos guardar informações mais complexas e seu modelo de raciocínio sobre novas informações é aprimorado.

Se você está lendo para entender, ou seja, obter conhecimento, você não pode deixar de fazer anotações sobre o livro. Isso é o que vai fazer o livro não cair no esquecimento. Isso é o que diferencia o leitor iniciante do avançado. Fazer anotações é tão importante quanto ler, e se você não fizer isso estará fadado a daqui a 10 anos nem sequer lembrar do título dos livros, quanto mais do conteúdo. Essa parte de anotações pode ser extremamente expandida e pode ser muito complexa para esse post, então não entrarei nesse mérito agora, mas posteriormente farei um post só sobre como fazer anotações de livros. Conhecimento que adquiri em muitos outros livros e pessoas.

Finalizando essa etapa, depois de tudo isso, no final, quando você chegar ao pote de ouro, à linha de chagada, quando conseguir finalmente terminar o livro, é interessante fazer um registro de sua leitura. É interessante ter uma lista dos livros que você já leu para você saber o quanto está lendo.

Então é muito bom que você tenha duas listas. Uma de livros que você gostaria de ler, em ordem de prioridade. E uma outra para os livros que você já leu, colocando pelo menos o título, mês e ano que finalizou a leitura. Assim você vai ver o quanto está progredindo e lá na frente vai ter a métrica de quantos livros leu por mês ou em um ano específico. Eu comecei meu registro em 2011, e é uma pena que não tenha começado antes :)

Resumindo essa etapa, você pode ter em mente os seguintes passos:

1 - Encontrar um assunto;

2 - Encontrar um livro (ou vários);

3 - Fazer uma lista em ordem de prioridade;

4 - Traçar uma meta;

5 - Ler e vigiar a meta;

6 - Fazer anotações (Enquanto lê);

7 - Registrar a leitura.

É muito interessante que você divida sua leitura pelas áreas da vida conforme post anterior. É muito harmônico estarmos lendo e expandindo cada área e não deixar nenhuma para trás. Eu geralmente leio simultaneamente livros de 2 a 3 áreas por vez (Corpo e mente, Relacionamentos, Profissional, Espiritual e Operacional).

Sendo assim, não é interessante ler somente livros de conteúdo profissional, ou somente para entretenimento ou relacionamentos. Através do seu registro de leitura você vai perceber se está dando mais atenção a uma área e quais outras você pode ler mais para evoluir.

Etapa 4 - Definindo seu networking

Nesse ponto, já falamos e já sabemos o quão importante é ter boas amizades e bons relacionamentos. Temos que ter por perto pessoas que nos fazem crescer. Porém o que podemos fazer na prática para gerenciar e melhorar isso?!

Networking, nesse nosso contexto, é a sua rede de contados. É a rede formada por todas as pessoas que você conhece, podendo incluir também os conhecidos dos conhecidos. É como se fosse os seus contatos do facebook só que da vida como um todo. Se dermos importância a isso, podemos crescer mais rápido.

Penso que poderíamos dividir esse tópico em dois passos principais:

1 - Conhecer novas pessoas;

2 - Se relacionar mais com quem você já conhece.

O primeiro ponto é você tentar conhecer mais pessoas, mas não em qualquer lugar ou em qualquer contexto. É conhecer pessoas que estão com objetivos parecidos com o seu. Mas onde encontrar essas pessoas?! Uma forma bem interessante é tentar se relacionar com os amigos dos amigos. Aquelas pessoas que você já ouviu falar na roda de conversa, que é alguém próximo, e que está com pensamentos próximos e as ideias batem. Outra forma é através das redes sociais. Procurar grupos sobre assuntos que te interessam e que estejam relativamente próximas a você. Páginas do facebook também servem. Como gosto muito de leitura, então um grupo que curto bastante é o do ResumoCast (pesquise sobre, e se interessar siga a página e entre no grupo do facebook).

Uma ferramenta interessante para se aproximar de pessoas na sua região que possuem os mesmos interesses é a www.meetup.com

Com ela você consegue encontrar, por exemplo, grupos para ciclismo em sua cidade. Grupos de jogos de mesa, de empreendedores, qualquer coisa. Facilita bastante encontrar grupos específicos e próximos. Existem várias ferramentas para isso, essa é somente uma delas. Explore essa e mais outras.

As redes sociais são muito importantes, é uma pena que a maioria das pessoas a utilizem somente para entretenimento e coisas fúteis. Absorvem uma montanha de informações que não servem absolutamente de nada. Não entrarei aqui no mérito do gerenciamento eficiente do tempo, pois é um assunto extremamente vasto, mas afirmo que a má utilização das redes sociais é o que mais toma tempo e afasta as pessoas de seus objetivos.

Todavia, as redes sociais podem ser utilizadas para algo bom. É interessante que você pesquise pessoas influentes sobre o assunto que te interessa. Procure quem são os melhores do Brasil e do mundo e siga essas pessoas no facebook, twitter etc. A minha conta no twitter, por exemplo, é exclusivamente para este fim. Seguir pessoas influentes na área de tecnologia e desenvolvimento pessoal para que eu esteja por dentro das principais questões mundiais. Use as redes sociais a seu favor.

Então resumindo esse ponto, pare de seguir todo mundo e qualquer pessoa/página nas redes sociais, siga aquelas que entregam valor, que contribuem para o seu crescimento. Muitas pessoas reclamam que não tem nada de bom no facebook, que só vê desgraça etc, mas isso só ocorre porque seu feed está poluído. Quem escolhe o que está no seu feed é você! Desapegue do conceito que você tem que ver o feed de todo mundo que você conhece. Só deixe aparecer lá o que te traz crescimento.

Destrinchando um pouco mais sobre o assunto de redes sociais, assista esse meu vídeo abaixo e desafio você a deixar um comentário no vídeo expondo seu ponto de vista ;)


Link do vídeo: https://youtu.be/zh6Hi8IBcDo

Em relação ao segundo ponto (Se relacionar mais com quem você já conhece) é interessante que você tenha uma agenda, seja no papel ou no computador. Eu utilizo o Google Calendar, pois possui muitas funcionalidades e tudo é sincronizado na nuvem podendo ser acessado tanto do PC quanto de dispositivos móveis. Use essa agenda para marcar encontros com aqueles amigos que estão nessa mesma vibe que você, de querer crescer, melhorar, encontrar seu propósito e cumprir sua missão de vida. Se por acaso você não tem nenhum amigo assim, então comece a conversar sobre isso e plantar essa semente da evolução. Incentive e motive as pessoas e algumas delas irão retribuir e te fazer crescer também. Obviamente muitas pessoas não estarão nem aí para você, porém se uma só pessoa decidir crescer na vida por sua causa, já valeu o esforço.

Importante: Anote na sua agenda ou na sua rotina diária, ligar para, pelo menos, duas pessoas por dia para saber como elas estão e trocar ideias. É uma boa prática para se manter conectado com elas e trocar informações. Faz bem para ambos os lados :)

Resumindo, se encontre mais com as pessoas e converse especificamente sobre crescimento pessoal, troque ideias e experiências. Diga o que você está fazendo e tentando fazer. Apesar dos pontos fora da curva, existe uma boa probabilidade de todos saírem ganhando nisso.

Conclusão

Nesse post eu não fiz indicação de livros nem de pessoas por julgar que isso seja uma questão bem pessoal e as listas dependeriam muito do objetivo de cada um. Por isso deixo como desafio você fazer uma lista de livros e de pessoas que tenha relação com seus projetos. Em outros posts, se a galera quiser, eu posso fazer a minha indicação pessoal das listas de livros e as pessoas que sigo nas redes sociais.

Esse post é somente uma pincelada no assunto, somente um ponto de partida. Então é interessante que você se aprofunde nisso. Estou à sua disposição para trocar ideias :)

Com esses passos estamos aptos a começar a nossa jornada para dominar o mundo ou quem sabe começar por nós mesmos :)

Peço que você compartilhe esse conteúdo com as pessoas a sua volta para termos mais pessoas falando sobre isso e logo, mais ideias voando por aí :)

Resumo:

1 - Adquira o hábito da leitura fazendo listas e registros dos livros;

2 - Adquira livros de cada área da vida;

3 - Faça novas amizades e se relacione mais com quem você já conheça;

4 - Absorva mais conhecimento das pessoas e use as redes sociais a seu favor;

5 - Compartilhe suas experiências e críticas comigo;

6 - Seja feliz :)

até

ps: Se por acaso você gostou desse conteúdo, cadastre seu email no site para trocarmos mais ideias :)

Quer me deixar feliz e contribuir comigo? Curta, deixe um comentário e compartilhe a publicação abaixo para que consigamos atingir e melhorar a vida de mais pessoas :)


#leitura #pessoas #Networking #livros #comodominaromundo

  • Black YouTube Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • lattes
  • 95a271_380cdac993cd06aadbd418c690c5a802
  • 3722