• wesley folly

O poder dos rituais: Como fazem os melhores do mundo?


Era uma vez...

São 7h da manhã. Antes mesmo do alarme tocar, João já estava fora da cama cerca de 10 minutos antes. O dia estava nublado e após levantar, João foi para a cozinha preparar o café. Ele gosta de olhar algum canal de notícia enquanto toma o seu café, cuidadosamente preparado com um pó específico, manteiga clarificada e óleo de coco. Após saborear seu café, colocou sua roupa de corrida e foi dar uma volta no quarteirão para despertar. Como começou a chover, retornou para casa 10 minutos antes do esperado. Na volta, tomou um banho e foi revisar a sua agenda do dia e quais são as coisas mais importantes que ele fará hoje. O dia será longo e João foi para o quarto para se arrumar para o trabalho. A sua roupa do dia já estava cuidadosamente preparada e separada. Ele a separou na noite anterior antes de dormir, cada item que usaria no dia seguinte. Com tudo no esquema, falta só escovar os dentes, dar um tapa no penteado e partir para mais um dia, que já pela manhã parecia promissor. João faz isso todas as manhãs com algumas leves modificações.

Fim da história :)

Esse post tem o objetivo de te mostrar a importância dos rituais e dos hábitos. Mostrar como algumas pessoas de sucesso fazem, e expor também, quais são os meus rituais e hábitos diários.

O que é um ritual?

Por que fiz você perder esses segundos preciosos lendo essa historinha?! A palavra ritual é muito importante no contexto desse post e eu gostaria que você a compreendesse bem. A palavra ritual geralmente traz a lembrança questões religiosas, e realmente isso faz sentido, pois em muitos dicionários essa palavra está ligada a cerimônias religiosas. Entretanto, aqui nesse post, essa palavra tem um sentido mais amplo. Para o nosso contexto, ritual é um conjunto organizado de práticas ou hábitos que são feitos de forma similar continuamente. A historinha do parágrafo anterior demonstra um ritual realizado pelo nosso amigo fictício João da Silva.

Você já parou para pensar em como as pessoas altamente eficazes realizam os afazeres do seu dia a dia? Tem coisas que elas fazem todos os dias? No mesmo horário? Será que isso seria bom ou ruim?

Visualize as suas áreas de atuação na vida (trabalho, saúde, etc) e pense quais são as pessoas que você mais admira? Quais são os melhores do Brasil e no mundo nessas áreas? Pode ser que essas pessoas tenham algo em comum.

Como algumas pessoas conseguem realizar tantas coisas? Dar conta de várias responsabilidades ao mesmo tempo, fazer tudo com maestria, e ainda sobrar tempo e ter qualidade de vida?!

É claro que para que isso aconteça, muitas habilidades e virtudes são necessárias. Mas gostaria de, no momento, focar em algo muito interessante que estou adotando na minha vida e está produzindo ótimos resultados em várias áreas: Os rituais.

Os hábitos são as peças fundamentais de um bom ritual. Na verdade, um ritual é um conjunto de pequenos hábitos, que juntos, fazem uma grande diferença no seu dia.

A procrastinação também é um hábito. O hábito de deixar para fazer amanhã o que poderia ser feito hoje.

Com certeza todos nós procrastinamos e isso faz parte do ser humano. Não existe alguém que não procrastine absolutamente nada. A questão é o quanto isso está nos impedindo de alcançar nossos objetivos. Quanto tempo do seu dia você realmente passou fazendo algo que te colocasse a um dia mais próximo do seu objetivo? Quantas horas do dia de hoje você passou fazendo algo que faz parte dos seus reais objetivos (os mais importantes)?

Urgente não é importante. Escrevi isso em um post anterior, mas vale a pena relembrar. Grandes autores sobre desenvolvimento humano dizem que o urgente toma o lugar do importante em nosso dia a dia, o que é uma grande verdade. Basta olhar para nossa vida para comprovar. Tem dias que passamos grande parte do tempo resolvendo coisas urgentes, que no final, pouco ou nada contribuíram para as coisas que realmente importam para você. Temos que planejar e ter muito foco para não ficar somente apagando incêndios e não atuar na origem dos problemas. O ideal é que você não tenha muitas coisas urgentes para fazer, e sim coisas importantes. Isso é um assunto profundo e futuramente abordarei em detalhes aqui no blog.

Alguns exemplos de pessoas mundialmente importantes

Se você fizer uma lista de pessoas que você acredita que fizeram um excelente trabalho e foram mundialmente reconhecidas, você perceberá que quase todas elas tinham e seguiam diariamente um ritual de criatividade, produtividade e eficiência. É claro que isso não é uma regra, existem casos de pessoas altamente desorganizadas que não seguiam nenhuma rotina que fizeram coisas incríveis, porém isso é exceção. Pode ser que você seja uma exceção :) …. ou não :(

Na dúvida, tente as duas formas.

Não é o meu objetivo aqui fazer uma lista exaustiva de pessoas e descrever os hábitos e rituais de cada uma, pois o post viraria um livro gigante. Então irei somente citar algumas pessoas e seria muito proveitoso se você tirasse um tempo para fazer sua própria lista e tirar suas próprias conclusões. Faça uma lista das pessoas, tanto na história, como na atualidade, que você admira e pesquise como era ou é a rotina delas. Por que não aprender com os melhores do mundo?

Alguns escritores e filósofos como Isaac Asimov, Stephen King, Imannuel Kent tinham uma rotina matinal para começar a escrita de suas obras. Alguns deles, inclusive, tinham problemas para acordar cedo, porém, mesmo assim, não deixavam de cumprir seus rituais. Poderia ser uma xícara de café seguido de alguns minutos de silêncio e pensamento, ou uma caminhada, a maioria deles sempre fazia da mesma forma.

Bill Gates (fundador da Microsoft), Jeff Bezos (fundador da Amazom) e Elon Musk (fundador da Tesla e SpaceX), possuem rituais diários de exercício físico por exemplo. Como gerenciam muitas empresas, também possuem muitos rituais relacionados a negócios e principalmente sobre o gerenciamento do tempo e reuniões.

A meu ver, independente de fé ou crença em um mundo espiritual, a pessoa mais influente e importante que andou sobre a face da Terra foi Jesus. É impossível negar sua existência diante de todos os fatos históricos e todas as mudanças que ele causou no curso da humanidade. Apesar disso, não encontrei relatos detalhados sobre a rotina de Jesus, como, por exemplo, qual horário costumava acordar, como era seu café da manhã, e essas informações específicas. A Bíblia e a história relatam seus ensinamentos, grandes feitos e estilo de vida, mas não encontrei sobre as questões técnicas que estou tratando nesse post. Então se alguém souber de algum estudo sobre isso me avise :)

O importante a se saber é que pessoas de sucesso, que atingiram níveis elevados, possuem rituais bem definidos e estão sempre aprimorando seus hábitos assim como os grandes músicos, pintores e grandes artistas na história. Sempre que aprendem algo novo e relevante, eles inserem isso na sua rotina. Sem contar que grandes gênios da atualidade possuem os melhores coaches e consultores em cada área específica para orientá-los nas melhores práticas mundiais a serem adotadas.

Os melhores do mundo aprendem com os melhores do mundo em cada área específica.

Por isso que é extremamente importante seguir o passo que dei no post anterior: Seguir, nas suas redes sociais, os melhores do Brasil e do mundo na área que você tenha interesse. Se forem pessoas que compartilham conhecimento, você estará por dentro das melhores práticas direto das fontes de conhecimento, sem ruído na comunicação. Crescemos muito dessa forma, não subestime esse macete!

Quais são meus rituais?

Não sou o melhor do mundo em nada, nem perto disso. De qualquer forma, coloco abaixo a organização dos meus rituais diários com o objetivo de contribuir para seu crescimento, mesmo que seja pouco.

Eu divido o meu dia em três grandes partes: manhã, tarde e noite. Sendo assim eu possuo três grandes rituais:

- ritual da manhã;

- ritual da tarde;

- ritual da noite.

Ter rituais pode parecer uma coisa chata, monótona. Porém tudo depende dos seus objetivos. Quem escolhe o seu ritual é você. Então se você decidir fazer coisas boas, que te façam crescer, e que te coloque a cada dia mais perto do seu objetivo, então não será chato.

Na minha visão, o grande objetivo dos rituais é ser uma ferramenta para conquistar objetivos de médio e longo prazo. Os rituais devem ser criados para que você consiga alcançar suas metas e vencer a procrastinação. Pode ser que você tenha objetivos ainda distantes, ou que precisam passar por muitos desafios. Com rituais bem definidos, você consegue aos poucos, com constância e foco, chegar longe, onde quer que você queira. Quando temos um objetivo muito distante, a pior parte é começar. Temos uma certa preguiça quando pensamos que o alvo ainda está muito longe. Os rituais são uma forma de dar um start nesse processo.

A princípio, pode ser que certo hábito não seja prazeroso, porém se você entende que aquilo o tornará melhor, com o tempo seu cérebro entenderá que aquilo é bom e, provavelmente, tal hábito se tornará mais prazeroso. Por exemplo, no início, tomar bastante água ao acordar pode ser desconfortável para algumas pessoas, porém em pouco tempo seu corpo perceberá os benefícios desse hábito e ele mesmo fará essa hábito ser mais prazeroso (ou menos difícil). É claro que estou falando aqui de hábitos saudáveis, e não ficar o dia inteiro na televisão ou facebook :)

O meu ritual da manhã é dividido nos seguintes hábitos:

- Tempo espiritual (tarefa essencialmente mental);

- Cuidados com o corpo (tarefa essencialmente física);

- Pequenas tarefas relacionadas a manutenção e limpeza da minha casa;

- Cumprimento do meu propósito ou missão de vida (o trabalho pode estar incluído aqui).

Ritual da tarde:

- Missão ou propósito de vida (continuação);

- Leitura;

- 1 pomodoro de aproximadamente 25 minutos para cada área da minha vida (descrita em um post anterior → clique aqui);

- Exercício físico.

Ritual da noite:

- Cuidados com a família

- Lazer individual (no meu caso geralmente é jogar algum jogo eletrônico como CS:GO, StarCraft II ou algo relacionado a música: compor, gravar, tocar, treinar, assistir aulas dos instrumentos que toco (ou tento tocar)).

- Higiene do sono

- Leitura leve antes de dormir

A maior parte desses itens, não é uma coisa única, e sim um conjunto de práticas. No ritual da manhã por exemplo, na parte de cuidados com o corpo, o que faço atualmente toda manhã quando acordo é o seguinte:

tomo aproximadamente 400 ml de água (1 copo);

outro copo d’água com limão (sem açúcar. Bem difícil no início para mim);

pego 15 minutos de sol (no horário de pico; mais tempo se for muito de manhã);

faço exercícios de alongamento e respiração no sol (dentro dos 15 minutos);

faço algumas sessões de abdominais;

como duas castanhas;

se for muito cedo, tomo um café com manteiga ghee e óleo de coco - lembra da historinha do início?! ;)

Nota importante: Não sou médico nem nutricionista, então não faça nada antes de pesquisar com afinco e falar com seus médicos. Certas pessoas possuem metabolismos e características diferentes. Não se deve brincar com a biologia nem com a química ;)

Nota importante 2: É desanimadora a quantidade de médicos que só aprenderam, exclusivamente, a receitar remédios. A indústria farmacêutica é poderosa e se enraizou na academia médica, fazendo com que os médicos não deem a atenção devida aos alimentos, que são os verdadeiros remédios. Não estou dizendo aqui que remédios não deveriam ser utilizados, pois em muitos casos o são. Porém, hoje, quando você vai ao médico ele te receitará vários remédios que poderiam ser substituídos por certos alimentos, que inclusive não só curam como também previnem. Mas isso também não é uma questão específica desse post.

Para que esse post não fique muito grande, não destrincharei item por item. Até porque, a maior porte desses itens possuem muitos subitens. O objetivo é somente expor o que eu faço para você ter uma ideia. Entretanto, no próximo post, eu explicarei cada um e direi o porquê cada item está na minha rotina. Tentarei de forma breve explicar os benefícios de cada um.

Sobre a questão do item “Missão ou propósito de vida”, é um assunto extremamente profundo e merece um post específico sobre isso. Nesse item entra o seu trabalho (ou não), dependendo da sua filosofia de vida e se você faz algo que realmente ama e está alinhado com seus propósitos. Infelizmente a maioria de nós tira o seu sustento de um trabalho que não amamos. É um tempo investido somente para pagar as contas no final do mês. Existem duas questões importantes sobre isso: Uma, é como descobrir qual o seu propósito de vida, ou seja, o que é que faz seu coração bater de verdade e te faz querer chegar logo a manhã para fazer tal coisa. A outra questão é, como ter o seu sustento fazendo essa tal coisa. Seria um sonho, não é mesmo? Ganhar seu dinheiro fazendo aquilo que você mais gosta? Não estou dizendo em fazer aquilo que é a opção menos pior do mercado (ou por eliminação), e sim a melhor coisa que você poderia fazer, que provavelmente é aquilo que você faz no seu tempo de lazer, no tempo “livre”. Algumas pessoas estão tão limitadas mentalmente que até acham que isso seja impossível, ou tão difícil que nem vale a pena tentar. Mas como eu disse, isso tudo é um assunto muito importante, porém não é o objetivo desse post, então abordarei melhor isso na próxima ocasião ;)

Voltando ao assunto...

O ritual da manhã é o mais importante, pois ele define como vai ser o seu dia. Se você estará bem-humorado ou não.

No livro “O milagre da manhã” do autor Hal Elrod, são descritos vários hábitos matinais que trazem bons resultados a quem os aplica. Seguem alguns exemplos:

- Praticar uma atividade silenciosa. Pode ser uma oração, meditação, etc.

- Exercício físico

- Leitura

- Escrita

Ter no mínimo um desses hábitos na nossa manhã já traz grandes resultados. Se não acredita, faça o teste :)

Com certeza os meus rituais e hábitos precisam ser aprimorados e modificados. Nada deve ser seguido à risca sem nenhuma reflexão. Vou com o tempo estudando e melhorando a cada dia. Sempre quando leio ou ouço algo novo que me poderia fazer algum bem, eu tento encaixar isso na minha rotina por alguns dias e tentar perceber se foi algo eficiente ou não.

Essa minha rotina não é a que penso ser a ideal, mas é a que estou conseguindo fazer no momento e vejo que está me trazendo ótimos resultados. Provavelmente daqui a um tempo modificarei bastante coisa, com o objetivo de torná-la melhor. Posso fazer outro post sobre isso daqui a um tempo com uma atualização dos meus rituais. Até porque, nesse momento em que esse post é público, muitas pessoas conversarão comigo sobre esse assunto e trocarei minhas ideias com elas sobre suas rotinas e, com certeza, aprenderei muito e provavelmente modificarei alguns itens :)

Como medir os resultados?

O conjunto de pequenas tarefas se tornarão um hábito. Vários hábitos irão compor um ritual. A união desses rituais é a sua rotina. Já que você está fazendo tanta coisa todos os dias, é interessante ter um controle de tudo que você faz para saber se não está cumprindo algo como devia. É preciso saber se algo está saindo dos planos. A meu ver, só tem uma forma de fazer isso: contabilizar. Claro que se você quiser, você pode depender exclusivamente da sua memória para isso. Você pode tentar lembrar na semana toda, quais itens deixou de cumprir e em que frequência, para poder corrigi-los. Mas por que depender da sua memória quando existe tanta tecnologia?! :)

Existem vários aplicativos para contabilizar tudo que você está fazendo, para te mostrar métricas e estatísticas muito relevantes sobre tudo que está rolando. Assim você vai saber exatamente onde precisa dar maior atenção. Existem aplicativos específicos para hábitos e rituais, que atuam até mesmo como uma espécie de coach eletrônico (ou coach virtual).

Para que esse post não fique muito grande, no próximo, junto com a descrição de cada item da minha rotina, mostrarei qual aplicativo utilizo para isso e como cadastrei e organizei meus rituais nele. Posso adiantar que o aplicativo é fabuloso ;)

Conclusão

Cada item da minha rotina descrita acima tem um propósito. Um porquê. Cada tarefa é pensando em melhorar minha capacidade cognitiva, intelectual, espiritual, mental e corporal. Até mesmo os jogos, que aparentemente são tarefas de puro lazer, trazem resultados de cognição, atenção e foco. Sem contar, é claro, a diversão :)

O objetivo de tudo isso, todos esses rituais, é para que eu seja completamente forçado ou impelido a cumprir os meus objetivos e sonhos. Tudo isso é para criar uma atmosfera onde eu diminua minhas chances de procrastinação e não fique o dia inteiro assistindo netflix e jogando CS:GO :) (são duas tarefas relaxantes para mim, porém a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem).

Não existe ritual perfeito, ou O ritual correto. O melhor de todos é aquele que funciona bem para você e a única forma de você fazer isso é testá-los. Aos poucos, vá testando um a um e vá percebendo quais fizeram mais diferença em você. Pegue esses hábitos que mais produziram resultados e os aprimore ainda mais, até se tornar um mestre neles. (e não se esqueça: anote tudo que está fazendo)

Penso que uma das questões mais importantes aqui nesse post e nesse blog é a experimentação. Você não deve pegar tudo que escrevi como verdade, nem aqui nem em outro lugar. O grande segredo é você testar e ver o que funciona melhor para você, e transformar todos esses pequenos hábitos em um ritual perfeito, feito sob medida para você e por você. Aqui eu dou exemplos, e esses exemplos devem servir de base para você criar seus métodos. Apesar do que está aqui não ser talvez aquilo que mais se adapta a você, pode ser um bom ponto de partida :)

É claro que não somos uma máquina, e não devemos agir como tal. Nem sempre nosso dia sairá como planejado. Moderação é algo importante. Se o carro sair da pista, tenha paciência, acerte o volante e coloque-o de volta ao rumo. Isso é constante.

Finalizo esse tópico informando algo muito importante: Uma das melhores habilidades que você deve ter para cumprir seus objetivos é a constância. Não adianta elaborar e cumprir um ritual perfeito durante somente alguns dias. Isso deve ser feito sempre. Temos que ter em mente que precisamos cumprir nossos objetivos futuros sim, porém temos que ter qualidade de vida AGORA. Não espere para cuidar de você só quando você conquistar alguma coisa ou quando chegar lá na linha de chegada em relação a algo que você esteja esperando na sua vida. Não faça isso! pois ninguém sabe o dia em que partiremos desse planeta maravilhoso. Tenha qualidade de vida HOJE. Além dos benefícios que terá, isso também o ajudará a completar seus objetivos mais rapidamente. Com felicidade e qualidade de vida você se torna mais produtivo. Esse é o meu humilde conselho :)

Resumo e prática

1 - Descubra os rituais das pessoas a sua volta;

2 - Descubra os rituais de pessoas distantes, as melhores possíveis (através das redes sociais);

3 - Elabore dois rituais: Um para você começar hoje e outro que seria o ideal (perfeito) na sua visão;

4 - Cumpra esse ritual por no mínimo uma semana (experimente, você não se arrependerá);

5 - Contabilize tudo diariamente. No próximo post mostrarei como funciona minha contabilização;

6 - Seja feliz :)

até

PS:

Estou muito feliz com o feedback que estou recebendo pelos últimos posts. Estou aprendendo mais do que ensinando :)

Um post é muito pouco para falar sobre um assunto tão abrangente. O que está escrito é só o começo da conversa. A mágica acontece nos bastidores quando começamos a discutir melhor o assunto pessoalmente ou através das redes sociais e e-mail.

No último post pessoas de várias partes do Brasil me procuraram para falarmos de algumas questões mais específicas e, com certeza, foi proveitoso para ambos os lados :)

Dica: pesquise sobre bulletproof coffee.

Se você quiser se manter atualizado no que acontece por aqui não deixe de se inscrever no site :)

Se o que escrevi foi útil e você deseja contribuir de alguma forma, me ajude a alcançar mais pessoas curtindo, comentando e compartilhando as publicações abaixo. Você me deixará muito feliz ;)


#wesleyfolly #rituais #opoderdosrituais #melhoresdomundo #rituaisdosmelhores #resultados

134 visualizações
  • Black YouTube Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • lattes
  • 95a271_380cdac993cd06aadbd418c690c5a802
  • 3722