• wesley folly

Como aumentei a minha criatividade

Atualizado: Jun 19


Quem não quer? Ter mais energia, ser mais criativo e dormir melhor? Muitas pessoas gostariam disso, porém nem todas pesquisarão sobre isso e menos ainda colocarão em prática, seja por falta de tempo ou preguiça. Não há nenhum problema em não tentar melhorar a sua vida, o problema é quando você quer, acha que precisa, mas não faz. Esse post é um simples resumo de algumas coisas que comecei a fazer que melhoraram muito a minha qualidade de vida, nesses 3 itens correlacionados entre si: Energia, sono e criatividade.

É incrível o quanto o conhecimento e a curiosidade melhoram a nossa vida. Estamos em constante aprendizado, e só não aprende e não muda quem não está vivo. Este post é uma continuação do post anterior (O poder dos rituais: Como fazem os melhores do mundo?). Apesar de ser um intervalo menor que um mês entre esses dois posts, algumas coisas dos meus rituais já mudaram. É como eu já disse: estamos sempre em evolução e quando descobrimos algo melhor temos que nos adaptar.

Como dito no post anterior, eu divido os meus hábitos em três grandes grupos: manhã, tarde e noite.

Organização da manhã

Desde a minha adolescência eu fui um cara noturno. Dormia tarde e acordava tarde. Gostava do silêncio da noite para realizar minhas tarefas mais complexas como estudo, por exemplo. Eu ficava mais concentrado, pois na madrugada havia menos distrações. Por fazer isso há muito tempo, meu corpo se acostumou a essa rotina, esse hábito da madrugada. Tirando os períodos que estudava ou trabalhava de manhã, quanto mais tarde eu pudesse acordar, melhor. Tinha épocas que eu trocava o dia pela noite.

Devido a algumas vantagens, como a concentração que já mencionei, e também o fato de eu estar completamente acostumado a dormir muito tarde, eu nunca tentei mudar essa rotina, pois achava que era o melhor para mim e que eu funcionava melhor assim. Isso até poderia ser verdade, mas era preciso comprovar. Eu queria testar ter o hábito de acordar cedo, porém o que dificultava bastante era o fato de eu ter uma grave insônia crônica, tratada com medicamentos – o que não é uma desculpa, pois quem quer algo arruma um jeito.

O grande problema que pairava no meu método (de ser noturno) era que eu executava tarefas complexas de madrugada, sendo que minha cabeça já estava no final do ciclo diário. Era como um carro com pouca gasolina que começa a perder potência. Eu até realizava tarefas criativas nesse horário, como compor e gravar músicas, por exemplo. Porém eu não estava produzindo ao máximo e era cético quanto aos benefícios de acordar cedo.

Resumindo essa pequena história, há um certo tempo atrás resolvi pesquisar mais a fundo sobre acordar cedo e resolvi fazer alguns experimentos.

Apesar das tentativas, não tinha muito sucesso em acordar cedo, pois a qualidade do meu sono era horrível e eu parecia um zumbi quando acordava muito cedo. Quase essa foto abaixo..

Eu tinha que atacar primeiro outro problema, o meu sono. Por causa da minha insônia, fui a vários médicos e, infelizmente, a maioria deles só sabia receitar remédios. Não se interessaram em investigar a causa do problema (teve um bom médico que fez isso). Os detalhes dessa questão do sono abordarei no próximo post.

Após diminuir meu problema com o sono, pude tentar quebrar a minha rotina de acordar tarde e ver como o mundo funciona pela manhã. Eu gosto de ler, escrever, estudar e logo quando acordamos nossa cabeça está muito fresca e calma, muito mais propensa a realizar atividades mais complexas e criativas. Após alguns testes, percebi que eu funciono melhor pela manhã. Isso pode ser óbvio para você, porém para mim, apesar de ter lido muitos artigos científicos tratando dos benefícios de se levantar pela manhã, eu não acreditava que funcionava no meu caso, pois eu era acostumado com outra rotina e acreditava que meu corpo havia se adaptado a isso.

O que eu quero dizer é que eu precisei testar para ver que isso era bom para mim. E isso não é só esse lance de acordar cedo, é com qualquer coisa. Realmente tem pessoas que funcionam melhor a noite, mas para se ter certeza é preciso testar.

Existe um clube chamado de “Clube das 5”, que são pessoas que acordam às 5 da manhã para começar o seu dia e serem produtivas. Elas não acordam exclusivamente por necessidade, mas também por opção, mesmo que não tenham nenhum compromisso marcado ou tenha que chegar cedo no trabalho. Eu já tinha ouvido falar que pessoas estavam buscando alta performance acordando às 5 da manhã, mas nunca tinha ouvido o termo “Clube das 5h”. Esse termo me foi apresentado por um amigo leitor de Manaus-AM Isaac Rodriguez, que contribuiu com muitos insights e aproveito para deixar meus agradecimentos.

Isso pode não ser nada fácil para a maioria das pessoas, mas por que não tentar?! Tentar ter esse hábito é um desafio para mim. Ainda não consegui mudar completamente a minha rotina, mas aos poucos estou mudando e adquirindo hábitos que vão me fazer chegar lá. Ter um propósito e objetivos bem definidos já é um bom começo. Enquanto todos estão dormindo, você já está acordado e indo rumo aos seus sonhos, com uma paz que só a manhã pode te dar. No final do dia, você já realizou tanta coisa que parece que foi mais de um dia. Além de ser saudável, te deixar mais feliz e mais produtivo, assistir ao sol nascer é um espetáculo :)

Uma vez que o desafio de acordar cedo foi cumprido, agora que estou acordado, o que será feito?! Abaixo estão os pontos mais importantes da minha manhã:

- meditação espiritual (concentração nos princípios que acredito);

- Cuidados com o corpo (aprimoramento do meu físico para que minha mente cresça);

- Pequenas tarefas operacionais (pagar uma conta, limpar a casa, etc);

- Cumprimento do meu propósito ou missão de vida (o trabalho pode estar incluído aqui).

Essa é a minha manhã ideal. Seria muito legal se eu conseguisse cumpri-la todos os dias, mas pena que isso não acontece. Apesar de eu ser uma pessoa disciplinada, não consigo cumprir isso todos os dias com a precisão de um relógio. Tem dias que acordo mais cedo, outros, mais tarde. Tem dias que priorizo uma tarefa ou falta alguma outra. Após passar um tempo fazendo tudo com precisão, percebi que tem dias que não estou muito criativo e vou render mais em algumas tarefas operacionais. Já tem dias que a criatividade chega e consigo trabalhar em coisas mais complexas, dando mais tempo a essas tarefas. O que eu quero te dizer com isso é que acredito ser muito importante você ter definido uma rotina ideal, porém é interessante se conhecer para que você possa aproveitar melhor o tempo de acordo com a sua vontade ou aptidão do dia. É óbvio que não somos um robô, porém não podemos usar isso como desculpa para não fazer nada de útil.

Voltando aos itens da minha manhã, esses itens não estão em ordem, isso depende de como acordei e de saber em quais áreas eu serei mais produtivo hoje. Com a ordem de lado, o primeiro item trata sobre a questão espiritual. Eu acredito em Deus, e que existe uma dimensão espiritual. Acredito que é preciso fazer o bem e ajudar as pessoas, não por obrigação, mas por querer que todos sejam pessoas melhores, para que a vida na Terra seja mais agradável e menos superficial, violenta, triste e egoísta. Nesse sentido, tento seguir os ensinamentos que julgo serem os melhores já proferidos na Terra, que são os ensinamentos de Jesus. Nesse momento de meditação espiritual, tento aprender coisas que me tornarão melhor e também analisar o que estou fazendo de errado e o que tenho que mudar e deixar para trás. É também um momento de reflexão para saber se o caminho que estou seguindo na minha vida vai dar em algum lugar bom. Para alguns pode parecer desnecessário fazer isso com uma frequência diária, porém o meu dia já começa bem quando sei o porquê estou fazendo o que faço. O sentido de fazer determinada coisa traz mais motivação e energia.

Algo que considero muito importante nos primeiros minutos do dia é pensar em quais são as tarefas mais importantes do meu dia. É interessante que não sejam muitas, pois se existem muitas coisas importantes é provável que nada seja realmente importante. Penso nas 3 coisas mais importantes no meu dia e já parto para elas para que a rotina ou as tarefas "urgentes" não tomem lugar do que verdadeiramente é importante. E quando digo importante, não estou falando em pagar contas ou resolver questões operacionais do dia a dia, estou falando daquelas tarefas que me colocam mais próximo dos meus sonhos, mesmo aqueles sonhos distantes e quase "inalcançáveis". Quanto mais cedo eu começar, mais cedo vou chegar, e se eu não pegar para fazer, ninguém mais o fará. Mesmo que pouco a pouco, eu estarei um dia mais perto.

"Um mestre na arte de viver não faz qualquer distinção nítida entre seu trabalho e sua obra; seu trabalho e seu lazer; sua mente e seu corpo; sua educação e sua recreação. Ele mal sabe qual é qual (...) Para si mesmo, ele sempre parece estar fazendo os dois!"

- Lawrence Pearsall Jacks

O segundo item são os cuidados com o corpo. Não adianta tentar ter uma mente excepcional sem um corpo saudável. Não adianta ter uma Ferrari sem gasolina. Ter hábitos saudáveis para o corpo dão mais inteligência, pois seu cérebro terá mais combustível e de melhor qualidade. Eis o meu checklist para dar um upgrade no meu corpo pela manhã:

- 400 ml de água (1 copo);

- Água com limão (sem açúcar);

- 15 minutos de sol (no horário de pico; mais tempo se for muito de manhã);

- Exercícios de alongamento e respiração no sol (dentro dos 15 minutos);

- Sessões de abdominais;

- Duas castanhas;

- Se for muito cedo, tomo um café com manteiga ghee e óleo de coco.

Eu iria te explicar o porquê de cada item, pois alguns são óbvios e outros não. Mas farei algo melhor do que isso, deixarei uma palestra abaixo muito boa que fará isso melhor do que eu. Se atente que nem tudo é para todos, cada um tem suas peculiaridades físicas de metabolismo, restrições alimentares, etc. Não faça nada sem antes pesquisar e conversar com seu médico. O vídeo abaixo tem aproximadamente 1h de duração. Sei que a maior parte das pessoas nessa geração tecnológica tem sérios problemas de concentração e déficit de atenção. Hoje as pessoas só querem consumir conteúdos rápidos e ver vídeos curtos, pois mais do que 10 minutos a pessoa já está achando chato e já parte para outra. Entretanto, vale muito a pena se esforçar e assistir essa palestra abaixo. Se você não tiver tempo agora, coloque na sua agenda ou marque no youtube para assistir depois.

O meu terceiro item da manhã dispensa explicações, pois são somente tarefas corriqueiras do dia a dia que precisam ser feitas, por questão de responsabilidade.

O quarto item é algo mais complexo. Tão complexo que merece um post só sobre isso. Eu tiro a manhã, e as vezes um pouco da tarde, para trabalhar nos meus projetos pessoais (pode ser a noite dependendo do seu horário de trabalho). Sabe aqueles sonhos que temos, mas que são muito distantes? Quanto mais cedo começar, mais cedo vai chegar. De pouco a pouco, com disciplina, conseguimos fazer coisas grandes. Alguns dos meus projetos pessoais requerem muita concentração e criatividade, então é muito produtivo que eu os faça bem pela manhã e, de preferência, logo que acordo e levanto da cama, pois a minha mente está limpa e descansada. Eu demorei para perceber isso. Eu trabalhava nos meus projetos pessoais à noite (depois que chegava do trabalho, por exemplo) porém vi que pela manhã, sendo a primeira coisa a se fazer no dia, é outro nível. Produzo muito mais.

Aqui entra a questão da criatividade. É preciso descobrir qual hora do dia ou da noite você é mais criativo e rende mais. Para mim é pela manhã, mas pode ser que para você seja em outro horário. A única forma de descobrir isso é testando vários horários e vendo como as coisas fluem. Eu pesquisei e vi que grandes escritores, artistas e músicos eram mais produtivos pela manhã (nem todos, mas a maioria). Depois dessa pesquisa, resolvi testar e vi que melhorei muito. Eu levanto da cama e já parto para a coisa mais importante que farei no meu dia, com a mente nova em folha. Isso é até psicologicamente positivo, pois passo o restante do meu dia e noite satisfeito, sabendo que fiz algo que me colocou mais próximo dos meus objetivos de longo prazo. Isso melhora até o sono, pois diminui a ansiedade. Para quem trabalha o dia inteiro, isso também é uma ótima ideia. Tente produzir algo antes do trabalho, pois quando você chegar dele, provavelmente estará cansado e não fará nada de útil, o que vai contribuir para que você nunca saia do lugar.

Se você já trabalha com o que você ama e não almeja novos horizontes, ótimo! Mas se não é o seu caso, é preciso que as suas horas mais produtivas sejam destinadas a você, e não ao seu trabalho. É perigoso isso que estou falando, pois podem interpretar erroneamente que estou dizendo para você não dar o seu melhor no trabalho e tratá-lo com irresponsabilidade. Não é isso!

Você deve ser o melhor que puder no seu trabalho, mas se ele não é aquilo que você sonha e você deseja algo melhor, é preciso fazer alguma coisa. Essa alguma coisa precisa da sua melhor energia, da sua melhor hora, da sua melhor produtividade, para que você consiga upar de level e consiga sair da zona de conforto em que você está. Se você deixar para trabalhar em seus projetos pessoais com as horas que SOBRAM, é provável que não sobre futuro para você. Ou que seu futuro seja fazer somente coisas que te mandam fazer ao invés daquilo que você realmente quer fazer.

Irei expor meus rituais da tarde e da noite no próximo post para que este não fique muito extenso. Já adianto que ter uma boa noite de sono é extremamente importante (óbvio), porém nem sempre temos o conhecimento para melhorar nosso sono. Como tenho problemas com insônia, precisei me aprofundar mais no assunto e descreverei algumas coisas que funcionaram bem para mim e melhoraram o meu sono. Pode ser que também funcione para você. É aquela questão: temos que testar :)

Resumo:

1 – Crie um ritual ideal para a sua manhã

2 – Tente cumprir, mas não se entristeça se não sair como o planejado

3 – Cuide do seu corpo para que sua mente evolua (assista a palestra!!!)

4 – Tente encontrar o horário que você é mais produtivo e criativo

5 – Invista suas melhores horas no seu projeto pessoal (se você não tem projetos pessoais podemos trocar uma ideia sobre isso..)

6 – Seja feliz ;)

até

PS:

Se você quiser se manter atualizado no que acontece por aqui não deixe de se inscrever no site :)

Se o que escrevi foi útil e você deseja contribuir de alguma forma, me ajude a levar mais qualidade de vida a mais pessoas curtindo, comentando e compartilhando as publicações abaixo. Você me deixará muito feliz ;)

Divida comigo a sua ideia.



Se você chegou aqui até o final você merece outro nascer do sol bem bonito, toma aí ;)

Toma também umas batatas pelo tamanho do post :)

#criatividade #wesleyfolly #wesleyfolly #aumentarcriatividade #organizaçãopessoal #organização #organizaçãodamanhã #rituais #rituaisdamanhã #rituaisnoturnos #biohacking

  • Black YouTube Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • lattes
  • 95a271_380cdac993cd06aadbd418c690c5a802
  • 3722